quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Alex Sandro da Silva Rafael

ARQUITETURA CEMITERIAL



Você já parou para pensar em quantos monumentos de arte podemos encontrar nos cemitérios de Fortaleza? Pois, é! A arte está presente também nas lápides dos mortos e são elas que dão um aspecto de fascinação pela sua arquitetura. Podemos chamar esses locais de necrópoles, pequenas cidades formadas por jazigos e túmulos onde descansam os mortos.
Apesar da aparência muitas vezes triste, os cemitérios, principalmente os mais antigos, nos fascinam por sua arquitetura e a paz. Eles guardam ricas surpresas para quem se dispõe a procurar. Alguns constituem verdadeiras galerias de arte a céu aberto, sendo até mesmo possível encontrarmos peças e esculturas de artistas famosos. Tornam-se concorridos pontos turísticos por terem entre seus moradores eternas figuras famosas que fizeram história nas artes ou na política. Entre eles, se destaca o São João Batista.
Fundado em 1862, o cemitério é o mais antigo de Fortaleza. Ele fica localizado à Rua Padre Mororó, S/N, no bairro Jacarecanga, próximo à Catedral Metropolitana de Fortaleza. Lá, encontramos uma infinidade de obras de arte.
Considerado um museu a céu aberto, o São João Batista retrata estéticas e rituais dos moradores de Fortaleza. Em caminhada pelos estreitos e encantadores corredores, nem lembramos que estamos tão pertos da morte. Lá, respiramos arte e simbolismo nos jazigos.
O problema é que existem alguns fatores que contribuem para a escassez da arquitetura de alguns cemitérios entre eles, um dos maiores determinantes é sem dúvida a má conservação, muitas vezes chegando ao estado de total abandono.
Hoje em dia, com o surgimento dos chamados cemitérios-jardim a arte da escultura cemiterial está praticamente extinta. Outro fator que leva a presença cada vez mais escassa de túmulos monumentais, é o alto custo dos materiais como o mármore, ferro e bronze, além da quase inexistência de artistas que se dediquem a este tipo de trabalho. Com isso, observamos que verdadeiras obras de arte ainda existentes em alguns cemitérios podem estar com os dias contados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que artigo maravilhoso! Parabéns! Ajudou muito em minha monografia. Se você tiver outros artigos sobre turismo em Cemitérios, por favor, mande para mim: marcevaniam@yahoo.com.br
Obrigada! Um abraço!